Em Busca da Verdade    (Dicas para Uma Vida Melhor)
Limpeza do Ambiente Com o Auxílio da Natureza
por Gustavo Martins

Introdução | Cargas Tóxicas | Limpeza de Ambientes com as Plantas | Limpeza de Chãos e Móveis |
Defumação | Uso do Carvão | Quando Realizar a Limpeza |

1. Introdução

Conforme prometido no artigo sobre Banhos de Limpeza e Vitalização, voltamos para ` dar continuidade aos conhecimentos que nos foram passados na entrevista com o preto-velho.

Neste artigo abordaremos as diferentes formas de se limpar e vitalizar um ambiente, buscando sempre na Natureza os condensadores de energia necessários para realizar essa tarefa.

Embora a Natureza seja abundante em recursos energéticos quenos ajudam, devemos fazer a nossa parte, visando sempre transformar nosso Lar em um templo.

Sabemos que isso é muito difícil, pois somos ainda instáveis em nossas emoções e pensamentos, deixando assim brechas para receber emissões negativas de encarnados e desencarnados.

Esse artigo não tem como objetivo somente ensinar a limpar energeticamente nossas casas e ambientes de trabalho: ele visa também a conscientização do respeito e reconhecimento que devemos ter para com a Mãe Natureza.

Aprendamos então a sentir suas amorosas vibrações, a amar suas belíssimas criações e a cuidar dela, pois ela é Entidade Viva e, como tudo no Universo, está ligada a nós.

 

2. Cargas Tóxicas nos Ambientes

Tudo à nossa volta é energia, que pode vibrar em alta freqüência (positiva) ou em baixa freqüência (negativa).

O mundo físico é suscetível ao contato material, por isso podemos dizer que as "sujeiras" que aderem são físicas, palpáveis, algumas vezes visíveis.

Contudo, isso não é verdade quando entramos em planos mais sutis. O plano astral é altamente sensível aos pensamentos e emoções, ou seja, o "ambiente" astral à sua volta é conseqüência do seu estado emocional e mental.

Expandindo esse conceito dizemos que a contraparte astral do seu ambiente doméstico ou profissional é impregnado pelos resíduos "astrais" emitidos pelos freqüentadores, visitantes e pessoas encarnadas e desencarnadas ligadas ao local em questão.

Vamos explicar melhor isso tudo...

Todo elemento material - paredes, cadeiras, móveis, etc - possui uma contraparte astral. (abordamos isso no artigo sobre o plano astral). A sujeira física adere ao elemento físico, ficando visível depois que certa quantidade se agrupa. No ambiente astral acontece a mesma coisa, só que em um plano mais sutil, onde os átomos estão carregados com energias emocionais e a matéria é sujeita à vontade do espírito (tanto para o bem quanto para o mal).

Podemos comparar a sujeira, poeira, resto de comida, odores ruins, etc com as energias negativas, de baixo teor moral e vibratório, que aderem e impregnam o ambiente, deixando inclusive odores fétidos, causando muitas vezes sensação de repulsão para os espíritos desencarnados (mais equilibrados) e para os encarnados mais sensíveis (não necessariamente médiuns com faculdades sensitivas afloradas).

O sabão e a escova do plano físico se transformam em prece e vigilância no plano astral.

Os pensamentos POSITIVOS, a fé, a paz interior, etc, emitem energias de alto teor vibratório, dizimando as energias negativas quando entram em contato com elas.

As energias negativas que aderem a um ambiente podem vir das seguintes fontes:

  • Desequilíbrio emocional, depressão, pessimismo, uso de drogas ou álcool, vícios, desregramento sexual, etc, de um dos componentes da casa.;
  • Pessoas que freqüentam a casa (regularmente ou não) e que estão incluídas nas desarmonias citadas no item anterior;
  • Espíritos desencarnados, obsessores ou vampiros que, devido ao seu desequilíbrio vibratório, espalham energias negativas pelo ambiente. É importante lembrar que por algum motivo esses espíritos estão no seu ambiente doméstico...
  • Envio de energias negativas por parte de pessoas invejosas ou prejudicadas que, através do seu pensamento, endereçam às vítimas quantidades contínuas de energias negativas. Podemos chamar esse acontecimento de um tipo de feitiço mental, realizado por pessoas que ignoram o poder do pensamento e as conseqüências dos sentimentos de baixo teor vibratório no mundo imponderável; e,
  • Trabalhos de magia negra que visam o abaixamento vibratório do endereço vibratório (alvo do trabalho) para práticas obsessivas, de vingança ou vampirização de energias.

Nesse artigo mostraremos diferentes formas de utilizar elementos da natureza para ajudar na limpeza do ambiente, que está sempre suscetível às influências citadas acima.

É importante lembrar que não estaríamos sujeitos ao contato dessas energias se nossos lares fossem templos de amor e paz, onde a compreensão, a tolerância e a prática do evangelho de Jesus fossem realizadas diariamente, como fruto do mais profundo amor e respeito pela vida.

A prece, feita com entrega e sem interesses egoístas, é o escudo protetor para o ambiente doméstico, protegendo muitas vezes o lar contra presenças e invasões não desejadas.

 

3. Limpeza e Vitalização de Ambientes com o uso de Plantas

Segundo os caboclos e pretos-velhos da Umbanda, as plantas não servem somente para enfeitar as casas. Sua ajuda para os espíritos, encarnados e desencarnados transcendem o mundo físico, alcançando a parte energética, ajudando na limpeza, energização e em alguns casos até na cura de doenças.

As plantas são condensadores de Energia Vital (Prana, ver artigo sobre duplo etérico para maiores informações). Elas absorvem a parte que é necessária para manutenção da sua vida e irradiam o resto para o ambiente, sendo por isso chamadas de condensadores de Prana.

Assim, somente a presença de algum tipo de planta no seu jardim ou na sua casa já tem o efeito de vitalização do ambiente, ajudando muitas pessoas que tem deficiência na absorção de prana.

A estrutura molecular da planta é muito mais sensível que a dos seres humanos, por isso ela recebe o primeiro "impacto" das vibrações negativas. Podemos compará-la a um "para-raio" das energias negativas do ambiente, absorvendo para si a carga tóxica.

Poderíamos ficar sensibilizados e até chateados com esse tipo de acontecimento pois, devido ao nosso desequilíbrio ou de outros, as plantas murcham ou até morrem. Contudo, as palavras do preto-velho são sempre as mesmas quando ele fala sobre esse assunto:

"Antes a planta do que nóis". Por isso não devemos criar o sentimento de culpa e sim o de gratidão, vibrando sempre com amor e carinho pelas plantas que nos envolvem, até porque são elas as primeiras a nos defender.

Sua renúncia e dedicação fazem parte de um conjunto de ?aparatos? criado pelo Pai para ajudar na árdua caminhada que devemos percorrer.

As plantas têm diferentes níveis de "sensibilidade" e "resistência" às energias negativas que estão no ambiente. Todas as plantas "absorvem" uma parte da carga tóxica, contudo, cada planta tem sua capacidade máxima de absorção. Quando essa capacidade chega no limite a planta murcha e morre.

Quem nunca ouviu histórias que falam de pessoas que olham para uma planta e dizem: "Que planta bonita essa!!!".... e no outro dia a planta está murchinha, morta?!!

Algumas plantas conseguem transformar as energias negativas do ambiente, ou seja, além de absorver elas transmutam as energias negativas em positivas. Essas plantas são o foco desta parte do artigo, são plantas "mais resistentes" e muito importantes no trabalho de limpeza e vitalização do ambiente.

 

3.1 Cuidados que devem ser tomados

É importante falarmos sobre as precauções que devem ser tomadas com o uso de plantas dentro de casa. Algumas das plantas que têm a função de limpar energeticamente o ambiente são tóxicas.

Caso um animal ou criança coma este tipo de planta, as conseqüências podem ser sérias. Por isso é importante tomar as precauções necessárias para que eles não tenham acesso às plantas. Caso isso não seja possível, então deve-se utilizar somente as plantas não tóxicas, que têm as mesmas propriedades de transmutação.

Informaremos as plantas que são tóxicas no capítulo que trata das propriedades e características de cada uma.

 

 

3.2 As Plantas

3.2.1 Comigo Ninguém Pode - TÓXICA

  Espanta mau-olhado e ajuda na transmutação das energias negativas.
Para maiores informações sobre essa planta acesseo link:
http://www.fiocruz.br/sinitox/comigo-ninguem-pode.htm



 

3.2.2 Peregum, Pau D'Água ou Iperegum

Utilizada para retirar os miasmas (resíduos de cargas negativas) que ficam incrustados nas paredes, móveis e etc.

Fazer um chumaço de Peregum, Espada de São Jorge e Guiné e passá-lo nas paredes, ENCOSTANDO-O, faz com que os miasmas desgrudem do lugar passado.

É importante que o responsável por fazer a limpeza esteja com o pensamento positivo, voltado para Deus, concentrando sua vontade na limpeza do ambiente. Foi aconselhado pelo vovô entrar em prece enquanto estiver realizando a limpeza.

 

3.2.3 Arruda

É mais sensível ao ambiente que as outras plantas abordadas no artigo, por isso é comum dizer que a Arruda é um pouco mais difícil de "pegar".

Ela absorve intensamente a energia negativa do ambiente, transformando-as em energias positivas.

Elas secam e morrem quando absorvem as energias negativas em demasia.

Também espanta Mau-Olhado.

 

3.2.4 Espada de São Jorge ? Tóxica

Muito forte na limpeza do ambiente. É sem dúvida uma das plantas mais potentes no quesito absorção e limpeza de ambientes.

Segundo as palavras do vovô, "quando a Espada de São Jorge seca é porque o negócio está feio".

Espada de São Jorge é toda Verde e Espada de Nhá San tem as bordas amarelas.

 

3.2.5 Guiné

A Guiné espanta Mau-Olhado e atua na absorção e transformação de energias negativas do ambiente. Ela é um pouco mais resistente que a Arruda.

Ela tem uma alta capacidade de transmutação energética.

 

3.3 No Escritório

No escritório você pode utilizar aquelas plantas pequenas, que vendem em lojas de produtos naturais. Tem cactos e vários tipos de plantas conhecidas. Elas realizam as mesmas tarefas das suas irmãs maiores.

Maiores informações no site http://www.araki.com.br/hydrocultura/catalogo.htm

 

3.4 Um caso com a Espada de São Jorge

Uma grande amiga minha tem um filho que ficou muito doente quando era pequeno e nada conseguia melhorar sua fraqueza, que piorava a cada dia.

Um preto-velho informou que ela deveria colocar uma Espada de São Jorge no quarto do menino, pois ali existia uma grande quantidade de energia negativa.

Todas as Espadas de São Jorge que ela colocou morreram, até que um dia ela encontrou uma que era grande, bem maior que as anteriores. Essa planta ficou no quarto, sobreviveu às irradiações negativas e o seu filho melhorou de todos os sintomas.

 

3.5 Os passes dados pelo Preto-Velho e Caboclo com as Plantas

Lembremos também que os vovôs e caboclos da Umbanda utilizam com bastante freqüência galhos de Arruda, Guiné, e outras plantas para dar passes nos pacientes.

Através de seus conhecimentos transcendentais eles "ativam" as plantas, fazendo com que elas trabalhem de forma mais intensa na absorção das energias negativas, transformando-as em energias positivas.

Se algum dia vocês receberem esse tipo de passe, notem que as plantas no final ficam murchas.

Não adianta tentar fazer isso por conta própria, não é qualquer um que empunha um galho de Arruda e dá passe nos outros.

 

3.6 Conclusão

Todas as plantas têm a característica de drenar as energias negativas, algumas, no entanto, conseguem repelir, transmutar as energias negativas, que é o caso da Guiné, Arruda e Espada de São Jorge.

Quando ela seca e morre é porque não consegue mais realizar sua tarefa, indicando um ambiente extremamente carregado de energias negativas.

 

4. Limpeza de Chãos e Móveis

Utilizar Lavanda - Lavanda Officialis - que é diferente da Alfazema que se vende por aí.

Fazer um chá forte e esfregar no chão e nos móveis, depois da limpeza normal.

A lavanda limpa os miasmas.

É interessante utilizá-la no chão depois da limpeza das paredes com a mistura de Peregum,Espada de São Jorge, Guiné (explicado anteriormente no artigo). Quando se passa esse chumaço na parede os vermes astrais e etc vão para o chão.

A lavanda deixa um cheiro agradável no ambiente, servindo também para o ambiente de trabalho.

 

5. Defumação

A defumação já é conhecida dos iniciados há muito tempo. Quando as plantas queimam na brasa do carvão elas liberam de uma só vez as energias condensadas durante toda a sua existência (também liberam muito prana).

Essa técnica de queima de ervas também é utilizada pelos vovôs e caboclos da Umbanda, que manipulam essas energias geralmente extraídas de cachimbos ou cigarros, limpando o ambiente e doando energias vitalizantes para os pacientes.

 

5.1 Como Realizar a Defumação

Todos os tipos de defumação seguem o mesmo procedimento básico, somente os elementos utilizados é que são diferentes.

Os procedimentos a serem tomados para defumação são os seguintes:

1 - Deve-se comprar um turíbulo (figura abaixo) - ele é bem barato e é vendido em lojas de produtos religiosos.

2 - Coloca-se um carvão para aquecer na boca do fogão até ficar em brasa. Esse carvão deve ser colocado no fundo do turíbulo, onde existe um local específico para armazená-lo.

3 - Colocam-se então os elementos utilizados para defumação: resinas, plantas, essências, etc.

4 - Deve-se circular pela casa, começando pela cozinha, sempre na mesma direção, de preferência no sentido Horário. Terminar o circuito na cozinha.

5 - É importante que o responsável pela defumação esteja com o pensamento positivo, voltado para Deus, concentrando sua vontade na limpeza do ambiente. Foi aconselhado pelo vovô entrar em prece durante a defumação.

 

5.2 O Ananda - Limpeza e Vitalização

É um tipo de incenso que vem em palitos. Tem na sua composição cânfora, sal marinho, carvão, olíbano, mirra, arruda, alfazema, pinho e benjoim.

A Ananda objetiva principalmente a limpeza e vitalização do ambiente.

Não é utilizado o turíbulo nesse tipo de defumação, somente o incensário é necessário.

 

5.3 Para Afastar Obsessores (Eguns na Umbanda)

A idéia da defumação para afastar obsessores é ajudar o paciente a ter um "tempo" para se harmonizar, além de buscar forças interiores para lutar contra as tendências negativas que o colocaram a mercê da obsessão.

É sempre importante lembrar que a mudança das atitudes morais e espirituais é que vai imunizar o paciente contra as investidas dos irmãos ignorantes das leis do amor.

Utilizar os seguintes itens:

  • Palha de Alho.
  • Palha de Cebola.
  • Loro.
  • Carvão em brasa
  • Turíbulo

Para realizar a defumação seguir os procedimentos indicados no item "Como Realizar a Defumação".

 

5.4 Para eliminação de Miasmas e Energização do Ambiente

Utilizar os seguintes itens:

  • Alecrim - planta seca.
  • Benjoim - é uma resina que vem em pequenos cristais. Pode ser encontrada em lojas de artigos religiosos.
  • Alfazema.
  • Incenso - é uma resina que vem em pequenos cristais. Pode ser encontrada em lojas de artigos religiosos. Na figura abaixo mostramos a resina sendo retirada da casca da árvore. É importante lembrar que esse incenso NÃO é o incenso vendido em palitos nas lojas.
  • Carvão em brasa
  • Turíbulo

É importante que todos os elementos citados acima estejam presentes para essa defumação.

Se desejar, pode colocar Mirra, que nos traz a lembrança de Jesus (figura abaixo).

Para realizar a defumação seguir os procedimentos indicados no item "Como Realizar a Defumação".

 

5.5 Para Preparar Ambientes para Prática de Meditação

Utilizar os seguintes itens:

  • Anis Estrelados
  • Carvão em brasa
  • Turíbulo

Para realizar a defumação seguir os procedimentos indicados no item "Como Realizar a Defumação".

 

5.6 Horário para Realizar Defumações

Conforme falado anteriormente, a limpeza de ambiente não tem as mesmas restrições dos banhos de limpeza e vitalização, podendo ser realizada em qualquer dia.

Segundo o preto-velho, só temos restrição com relação ao horário. Todos os dias, entre 23:45 e 00:15, a chamada Hora Grande, as forças do plano astral estão se reequilibrando. Fazer defumação nesse horário pode abrir brechas para que algo ruim aconteça, por isso não realizem defumações durante esse horário.

 

6. Limpeza de Ambientes com Carvão

Para ambientes onde não se pode utilizar plantas ou defumação, ou para os que não gostam de plantas em casa, ou que tem alergia ao cheiro da defumação, o vovô indicou ou uso do carvão.

Basta colocar o carvão em um copo com água limpa em algum local da casa, de preferência em um lugar que não chame atenção. Pode-se colocar atrás da porta de entrada, onde todos passam.

Quando o carvão afundar é porque ele absorveu as energias negativas do ambiente. TANTO A ÁGUA QUANTO O CARVÃO DEVEM SER JOGADOS FORA DEPOIS QUE ELE AFUNDAR!!

Não deixe esse carvão em casa! Jogue-o fora!

A água que estava com o carvão deve ser jogada em água corrente, e NUNCA JOGAR EM LOCAIS ONDE SE PREPARA COMIDA OU TOMA-SE BANHO. Jogar de preferência no tanque e deixar a água correr ali por algum tempo. Evite utilizar a pia para jogar essa água fora.

 

7. Quando Realizar a Limpeza do Ambiente

Diferente dos banhos de vitalização e limpeza, a limpeza de ambiente pode ser realizada quando for desejado.

As plantas que forem utilizadas no ambiente doméstico realizarão essa tarefa diariamente.

Se você achar que o ambiente está carregado, ou que alguém que freqüentou sua casa impregnou o ambiente, então seria uma boa hora para realizar algumas das orientações descritas nesse artigo, melhorando o padrão vibratório do ambiente.

Para aqueles que realizam o Tratamento Espiritual do Grupo PAS (para maiores informações clique aqui) , indicamos a realização da limpeza do ambiente pelo menos nas três primeiras semanas de tratamento. Não é obrigatório realizá-lanos dias de tratamento, somente indicamos a limpeza como forma de preparar o ambiente para a visita dos irmãos espirituais.

Voltamos a lembrar a importância da força de vontade de cada um para transformar o seu lar em um templo de paz e amor, pois somente utilizar plantas ou qualquer outra forma de limpeza do ambiente, não é por si só suficiente para manter o local "energeticamente limpo".

O auxílio vem da Natureza, mas a responsabilidade de manter o equilíbrio é de cada um.

 


Perguntas Respondidas
Assunto: limpeza de ambiiente Data : 09/04/2007
Pergunta:

Posso limpar o ambiente utilizando incenso em pauzinho? Qual o recomendado.Tenh´crianças em casa e o ambiente está bastante

agitado.

Resposta:

O incenso de "pauzinho" como você informou só tem propriedades aromáticas. Indicamos um incenso no artigo, o Ananda, esse tem em sua composição elementos que ajudam na limpeza do ambiente.


Assunto: Carvão Data : 29/05/2007
Pergunta:

Quanto tempo podemos deixar o carvão no copo com a água, e quanto tempo ele leva para afundar na água?

Resposta:

Geralmente o carvão demora muito a afundar, quando a água fica escura você pode trocá-la e continuar com o mesmo carvão.

Não existe um tempo pré-definido, contudo, após 1 ou 2 meses você deve jogar o carvão fora.

O carvão afunda quando o ambiente está bastante "carregado".


Assunto: prana Data : 21/10/2007
Pergunta:

porque a maioria das pessoas tem essa deficiência de absorção da prana? e o que causa esta deficiência.acontece uma coisa curiosa comigo,eu percebo que as vezes absorvo para mim as energia negativas de alguem por exmplo( algém esta sentindo-se mal se eu chegar perto de alguma forma eu absorvo para mim ,resultado a pessoa fica bem e eu mal,embora depois a energia depois normalmente vai melorando para mim,é isso que é deficiência de absorção da Prana?

Resposta:

A deficiência de absorção de Prana pode estar vinculada à obsessão ou a outros fatores físicos e emocionais. Ela não explica todos os problemas físicos que as pessoas passam, na verdade ela é uma consequência de algum desequilíbrio, seja ele físico ou espiritual.

Pelo que relata você tem mediunidade, que se encontra desequilibrada pois você deve aprender a controlar a absorção de energias de pessoas ou do ambiente onde frequenta. Mesmo que se sinta melhor depois isso não é saudável.

Você deve procurar um centro sério, estudar sobre o mundo espiritual (livro dos espíritos é um bom começo) e depois buscar maiores informações sobre a mediunidade (livro dos médiuns).

Depois de passar por etapas iniciais de harmonização, estudo e cura você deve (se assim desejar) ingressar no grupo mediúnico para aprender a lidar com sua sensibilidade espiritual.


Assunto: limpeza Data : 08/11/2007
Pergunta:

estou com forte energia negativa nos fundos do quintal de casa , devo começar pelas plantas ??? já tem bambu e espada de s.jorge mais só uma muda, importa a quantidade?? gostaria de obter alguns esclarecimentos ,já estou fazendo evangelho no lar.

Resposta:

Como foi informado no artigo a quantidade pode fazer diferença quando a intensidade da energia negativa for muito grande.

Você poderia utilizar também a guiné, contudo, a espada de São Jorge é muito boa na limpeza e vitalização do ambiente.

As plantas são ótimas para limpeza do ambiente mas nada se compara a prece e o EVANGELHO NO LAR.


Assunto: limpeza do ambiente Data : 11/11/2007
Pergunta:

Ola

eu gostaria de saber se é possivel fazer a limpeza do ambiente só com a Espada de São Jorge e o guiné pois eu não conheço a outra a Peregum e nao sei como encontra-la

Meu sincero agradecimento,pela ajuda que voces oferecem para aqueles que a voces recorrem

Com imenso agradecimento:Cleide Bueno

Resposta:

O querido Preto Velho nos deu várias opções justamente pela dificuldade de achar as ervas. As duas plantas citadas podem ser utilizadas sem problema, contudo, siga as instruções para o uso pois cada planta tem sua forma de manipulação.


Assunto: limpeza de ambientes Data : 13/05/2008
Pergunta:

gostaria de saber se posso jogar a água e o carvão (depois que afundou) no vaso sanitário.

Muito obrigada!

Resposta:

Não aconselho a jogar o carvão no vaso, pode entupir.

A água deve ser jogada no vaso e o carvão no lixo.


Assunto: sintomas das plantas Data : 23/06/2008
Pergunta:

quais sintomas as plantas causa as pessoas?

Resposta:

Isso vai depender do tipo de tratamento realizado e a receptividade de cada um.

Existem Fitoterápicos, Florais, banhos, ervas medicinais, etc...

Também existem plantas tóxicas ou com contra-indicações para crianças e mulheres grávidas.


Assunto: Incenso Data : 24/09/2008
Pergunta:

Frenqüento um centro de tratamento espiritual já há muito tempo e vez ou outra o guia me recomenda incensar o quarto e indica as fragrâncias. Realmente estes incensos são só aromáticos? Mesmo num tendo as propriedades das plantas citadas ou do incenso ananda, eles, por conta dos aromas mesmo, podem trazer algum benefício espiritual?

Resposta:

Olá, sim, eles podem trazer o benefício aromático, pois o aroma agradável produz sensações agradáveis, ajudando a melhorar o padrão vibratório do ambiente.

Mas a limpeza astral do ambiente é uma outra coisa.


Assunto: Espada de São Jorge. Data : 23/11/2008
Pergunta:

BOM DIA.

Posso colocar a espada de São Jorge dentro de casa sem ela estar plantada,apenas no copo com agua ou ela tem que estar plantada.

Gostaria de saber como devo proceder.

Grato.

Luiz.

Resposta:

O ideal é que ela esteja em um vaso, plantada.


Assunto: obssessão Data : 08/10/2009
Pergunta:

tenho uma filha de 5 anos que sofre influencia de obssessores , principalmente durante a madrugada, todas as noites eles se aproximam dela e nao deixam ela dormir, ela entra em crises de coceira pelo corpo todo, ao ponto de se machucar sério, e quando o dia amanhece eles se afastam e ela dorme quase a manha toda. por favor o que devo fazer para protegê-la em seu sono? faço oraçoes, acendo incensos, mas nao adianta, ea sofre muito e a familia também pois passamos s noite acordados e nao temos forças para trabalhar durante o dia. obrigada

Resposta:

Olá,

1 - Evangelho Semanal no Lar, sempre no mesmo dia e hora. Leia o artigo disponível em nosso site.

2 - Cadastre-se no tratamento espiritual a distância realizado pelo grupo.

3 - Procure um Centro Espírita sério e realize um tratamento de desobsessão.

4- Faça da prece o alimento que fortalcerá o seu lar, sua filha e sua família.


Assunto: Sobre Egum Data : 11/10/2009
Pergunta:

Fui num centro de umbanda,fiz o jogo de buzios. Me disseram que meu marido era um egum e que ao lado dele nada daria certo e que era para me separar. minha vida iria ser bem melhor sem ele. Não acredito que nenhum espirito possa evoluir, melhorar. Gosto muito dele e gostaria de melhorá-lo é possível? Fiquei muito preocupada após este jogo. obrigado

Resposta:

Olá, muito cuidado com este tipo de informação.

Tudo que nos é passado pelo plano espiritual deve ser criteriosamente analisado.

Espíritos evoluídos jamais falariam para você largar seu marido, principalmente porque gosta dele.

Espíritos amigos sempre inspiram paciência, fé, perdão, caridade, etc, ou seja, sentimentos NOBRES.

Espíritos levianos se preocupam com coisas pequenas do dia a dia e gostam de "apimentar" os problemas que temos.

Mais um ponto importante, médiuns sérios não cobram pela ajuda espiritual e também não trabalham com "consultas", você os encontrará em centros trabalhando silenciosamente, dando passes, ajudando, fazendo a caridade, mas nunca cobrando dinheiro ou favores.

Também não ouvirá deles conselhos para problemas da rotina diária.

Tome sempre cuidado e não se vincule a médiuns ou trabalhos espirituais que cobrem pela ajuda espiritual ou onde ocorram sacrifício de animais.


Assunto: Limpeza do lar Data : 18/01/2010
Pergunta:

Boa tarde, estou me mudando para uma casa que alguns anos atras foi um centro de macumba, não sei ao certo com oque eles mexiam lá, mas me disseram que era muito negativo... que havia templo pra demonio e sei lá oq mais.

Então venho recorrer a vcs, pois estou me mudando pra lá (esta casa pertence a minha mãe e estava alugada), e gostaria que vcs me auxiliassem no que pode ser feito lá, que tipo de limpeza devo fazer... tenho um filho pequeno e um ótimo casamento e estou amedrontada de que alguma energia negativa atrapalhe ou atraia coisas negativas para a minha vida. Espero ansiosa uma resposta de vcs. Desde já obrigada

Resposta:

Ola,

Não temos como saber o que existia na casa então decidimos recomendar rotinas espirituais que todos deveríamos realizar para viver um dia espiritualmente mais "saudável"e que podem ajudá-la a melhorar a energia do ambiente.

1 - Escrevi um artigo sobre Limpeza do Ambiente com as Energias da Natureza, leia o arquivo e siga o método que preferir.

2 - No primeiro mês realize o Evangelho no Lar DIARIAMENTE, sempre no mesmo horário.

3 - Prece diária ao acordar e adormecer, pedindo paz para o seu lar e proteção espiritual para sua familia.

4 - Seria interessante frequentar um centro espírita sério, assistir palestras, tomar passes e beber água fluidificada.

Depois do primeiro mês faça a reunião do Evangelho semanalmente, mas sempre no mesmo dia e hora, seguindo as instruções informadas no artigo "Evangelho no Lar".


Assunto: perturbação noturna Data : 11/05/2010
Pergunta:

Gostaria de saber a causa e o por que, oro todos as noites antes de deitar, sou Umbandista de fé e praticante ao longo de 30 anos aproximadamente, tenho em minha casas todas as proteções recomendadas. às vezes, não com frequencia, ao deitar, pego no sono e começa uma grande perturbação que não deixa eu me mexer,ouço vozes estranhas e vejo diferentes lugares, só consigo movimentara cabeça o resto do corpo não, e depois de muito relutar então me liberto. Após voltar a normalidade,me levanto, faço novamente uma oração e só assim consigo dormir tranquilamente? Como Umbandista sei o proquê, so quero tirar dúvidas e garantir a minha certeza, pois a minha esposa não acredita nas minhas explicações.

Resposta:

Olá,

mesmo trabalhando espiritualmente existem compromissos espirituais com espíritos que prejudicamos em vidas anteriores e que só podem ser "cortados" quando acontecer o perdão. As proteções nem sempre funcionam pois a Lei de Ação e Reação possibilita a aproximação destes espíritos.

Além de orar a noite pela sua paz, ore também pela paz daqueles que não conseguiram o perdoar e busque no seu dia-a-dia dar o exemplo de perdão e humildade, pois dessa forma você estará, através do exemplo próprio, mostrando a esses espíritos como alcançar a paz.

Também aconselho a realização do Evangelho Semanal no Lar, conforme explicado em um dos nossos artigos, pois essa é uma das melhores proteções espirituais para o seu lar.


Assunto: trabalho Data : 25/05/2010
Pergunta:

no trabalho sou uma pessoa muito invejada e até passo muito mal, como posso fazer uma limpeza e como podem ajudar a não ficar passando mal ?

Resposta:

Olá,

realize um tratamento espiritual em nosso grupo e comece a frequentar um centro espírita sério, assistindo palestras, recebendo passes e bebendo água fluidificada.


Assunto: Limpeza do ambiente trabalho Data : 14/06/2010
Pergunta:

Olá! gostaria de saber o que posso fazer para harmonizar o ambiente do meu trabalho, eu sinto um peso que me doi e me deixa com sensação de estar embriagada! é muito ruim!

Só que não posso deixar nada a vista, pois tenho dois colegas de trabalho muito preconceituosos em questão de religião e não gostaria de arranjar confusão para nao impregnar mais o ambiente, pois sinto uma competição nada boa entre eles. E eu preciso muito aprender algo para me ajudar me sinto muito mal e com as mãos atadas!

Abraços

Fico no aguardo.

Obrigada

Resposta:

Olá,

ao chegar no trabalho pela manhã leia o Evangelho Segundo o Espiritismo ou o Evangelho do Novo Testamento, medite sobre a mensagem e realize uma prece, pedindo pela paz no ambiente e por todos aqueles que trabalham com você.

Realize também o evangelho semanal no lar.

Inicie a frequencia a um centro espírita sério, assista palestras, beba água fluidificada e receba passes, tudo isso a ajudará a se sentir melhor.


Assunto: Evangelho no Lar Data : 24/06/2010
Pergunta:

Sou divorciado e moro sozinho. Como posso fazer o evangelho no lar. Tive informaçao que se deve fazer sempre com mais alguem e que tenha conhecimento.

Resposta:

Se você mora sozinho então realize a leitura sozinho, contudo, se você busca a troca de conhecimento então poderá também participar dos grupos de leitura do evangelho que existem em todos os centros espíritas.


Assunto: Dificuldade Financeiras Data : 06/07/2010
Pergunta:

Boa-tarde.

Primeiro quero dizer que fiquei muito feliz por conhecer o site pois eu e meu marido gostamos da doutrina e ainda não conseguimos frequentar semanalmente, uma hora é porque alcontecem coisas que tiram nossa atenção ou porque acabamos ficando desanimados. Bem minha pergunta é a seguinte eu e meu marido depois de um tempo de casados começamos a ter uma série de eventos acontecendo que nós atrapalharam e nos atrapalham muito, sempre lutei para ajudar meu marido a conseguir um emprego melhor, terminamos a faculdade com dificuldade e depois de um tempo nossa situação financeira em vez de melhorar com o fim da graduação só piorou.Não conseguimos honrar nossas despesas corretamente, quase perdemos nosso carro, estou com uma séria coceira pelo corpo que me deixa marcas e ferimentos, sou funcionária publica mas sempre que aparece uma chance de melhora financeira acontece de alguém se meter e me prejudicar a ponto de eu não conseguir a ascender profissionalmante e meu marido um homem muito bom e compreensivo vive frustrado por não conseguir uma oportunidade na aréa que ele escolheu para estudar.Sofro por isto pois vejo que o problema financeiro(já cortamos tudo de suplérfluo)nos impede de buscar mais aprimoramento e eu que tanto quero e dentro do possivel estudo sozinha para passar em um novo concurso não tenho dinheiro nem para o sustento como vou conseguir competir igualmente com outros candidatos. Não penso em desistir mais confesso que oque anda me segurando de cair em uma depressão é o amor do meu marido e a confiança que ainda vou trabalhar na Receita Federal que tanto quero.

Resposta:

Querida irmã,

A maior recompensa da vida é a consciência em paz, de termos cumprido nossas obrigações e dificuldades com humildade, com amor, honrando nossos compromissos espirituais.

O desânimo que falas sobre frequentar um centro espírita e a série de fatores negativos em sua história indicam a possibilidade de obsessão.

Supere o desânimo e inicie a frequencia a um centro espírita, assista as palestras, receba passes e beba a água fluidificada, você sentirá a melhora interior e se sentirá mais equilibrada para enfrentar as dificuldades da vida.

Passe a apoiar-se na oração sincera, mas lembre-se que esses fatores não extinguiram as lutas que muitas vezes deverá enfrentar, mas encherão seu coração de ânimo e coragem, não deixando que o cansaço abale o seu equilíbrio interior.


Assunto: limpeza no lar Data : 28/07/2010
Pergunta:

Olá, bom dia!

Gostaria que me indicasse uma limpeza para fazer em minha casa pois achei estranho que em apenas uma semana meus eletrodomésticos(4 deles) estragaram e houve um vazamento na pia do banheiro. Penso que possa haver uma energia negativa na minha casa. Aguardo tua resposta.

Obrigado

Resposta:

A melhor forma de limpar energeticamente o seu lar é a prece diária, ao acordar e adormecer e o Evangelho Semanal no Lar, sempre no mesmo dia e hora.


Assunto: Obsessao Data : 31/07/2010
Pergunta:

Estamos a 4 meses sob influencia direta de obssessores. Minha mãe é médiun e sente tudo que pensam e fazem de ruim pra nós e há 4 meses tem sido obsedada mas não conseguimos afastar nem com banhos, defumação, orações ou passes... não nos deixam comer ou dormir tranquilamente, fora que ela está toda maxucada. O que eu faço? Pois nem os guias têm vindo com firmeza mais.

Resposta:

Olá,

1 - Prece Diária, ao acordar e Adormecer.

2 - No seu caso, devido a gravidade, Leitura do Evangelho em volta alta pela manhã e a noite.

3 - Busque um centro espírita sério e solicite a participação no tratamento de desobsessão.

4 - Você também pode solicitar tratamento espiritual em nosso site, contudo, a frequencia a um centro espírita no seu caso é muito importante.

5 - Evangelho Semanal no Lar com todos no mesmo dia e hora.


Assunto: água fluidificada Data : 11/08/2010
Pergunta:

Posso eu mesma fluidificar a agua que vou consumir.

Sou espirita praticante, e sei q podemos fluidificar.

Grata

Resposta:

Sim, através da oração você pode solicitar que seja depositada sobre a água energias superiores para auxiliar na sua harmonia, contudo, a melhor opção é beber água fluidificada em um Centro Espírita onde existe um trabalho físico (médium) e espiritual (mentores) ou beber o copo de água que será fluidificado durante a reunião de Evangelho Semanal no Lar.

Creio que as duas últimas opções são as melhores.


Assunto: Obssessão Data : 16/09/2010
Pergunta:

Oi bom dia!

Desconfio, pelo pouco conhecimento espírita que tenho, que estou sofrendo obssessão. Há pouco mais de um ano tive que pedi demissão (onde era chefe) de um bom emprego, pois não consegui enfrentar pessoas que há muito tempo (pessoas revoltadas.... muito revoltadas mesmo por não terem oportunidades - assuntos antigos) faziam corpo mole e tentavam fazer com que os trabahos dessem errado - muito perigoso, uma vez que trabalhavamos com pagamentos - valores. Saí de lá, mas comecei a ter alguns problemas de saúde - coluna, dores na lombar etc que trato até hoje. Não durmo bem e para completar moramos, há 15 anos, geminados com vizinhos que gostam de fazer barulho e provocar, ( os quais já nos desentendemos ). Quando eles fazem barulho tarde da noite, fico com o coração disparado, tenho pesadelos não consigo ficar em paz - embora tento ignorar.

Peço orientação, tenho orado muito, estou fazendo um tratamento espiritual, entretanto desconfio que falta algo mais.

Que Deus abençoe à todos,

Agradeço desde já.

Resposta:

Olá,

querido irmão,

é um caso realmente complicado, mas devemos sempre acreditar na infinita misericórdia de Deus.

Quando não sabemos mais o que fazer busquemos a oração silenciosa e resignada, ela poderá não resolver o problema de imediato, mas propiciará o auxílio dos amigos espirituais, que o ajudarão da forma que for possível.

Acredito que a frequencia a um centro espírita, participando das palestras, recebendo passes, bebendo água fluidificada e ajudando nas atividades de caridade da casa ajudarão muito no seu reequilíbrio.


Assunto: limpeza do lar Data : 21/09/2010
Pergunta:

é verdade que se acendermos uma vela preta no banheiro e orarmos pedindo proteçao,os espiritos que estiverem na casa irão embora?vi isso num programa de televisão dito por uma sensitiva.se for verdade me digam como devo proceder da forma correta e o dia mais indicado para fazê-lo.grata pela atenção.

Resposta:

A melhor forma de proteger o ambiente doméstico é seguir as recomendações do Mestre: "Amar a Deus e ao Próximo".

- Faça uma prece sincera ao acordar e adormecer.

- Realize o Evangelho Semanal no Lar.

- Leia livros edificantes.

- Pratique a solidariedade.

- Frequente um local que lhe traga paz, como por exemplo um centro espírita.

Dessa forma você criará um ambiente coberto de energias positivas e dificultará muito o acesso de entidades trevosas.


Assunto: carvão no copo com água Data : 22/09/2010
Pergunta:

Bom dia! Agradeço muito por ter escrito o artigo, foi muito útil, muitíssimo obrigada. Tenho uma pequena dúvida, pois coloquei o carvão dentro do copo com água e venho notando que o carvão afunda aos poucos, é necessário esperar ele tocar o fundo do copo para desprezá-lo?

Resposta:

Não sei ao certo, levantamos as informações do artigo com o amigo espiritual, contudo, não possuo conhecimento específico sobre o assunto.


Assunto: DÚVIDA Data : 30/09/2010
Pergunta:

SAUDAÇÕES A TODOS EM NOME DOS ORIXÁS. HOJE É MEU ANIVERSÁRIO (30-09) E SEMPRE FUI HOMEM DE MUITA LUTA E POUCAS VITÓRIAS. PERDI DOIS FILHOS AINDA PEQUENOS, UM COM 01 ANO DE VIDA E O OUTRO COM 14 ANOS DE VIDA. MINHA DÚVIDA É SE É CARMA, SERÁ QUE DEUS É TÃO CRUEL COM SEUS FILHOS SEM LHES DAR UMA CHANCE PARA SEREM FELIZES. QUE PAI É ÊSSE? AGORA AOS 60 ANOS, ESPERO TER MAIS PROSPERIDADE, PRINCIPALMENTE A ESPIRITUAL. O QUE ME DIZEM? ATÉ BREVE. RIPAMONTI.

Resposta:

Deus de forma alguma é cruel.

Nós imaginamos que a "morte" é o fim, mas estamos errados, nada acaba, existe a vida após a morte e o conceito que Deus só é bom se nos mantém vivos ou nos favorece financeiramente está incorreta.

A bondade e misericórdia de Deus se mostram em todos os planos da vida e tenha certeza que seus filhos foram amparados pela bondade divina e pelos amigos espirituais.

Nosso PAI deseja de nós a resignação, a compreensão superior, a bondade, a capacidade de amar ao próximo e a sabedoria.

Podemos achar que ELE é "surdo" ou "mudo" enquanto ainda estamos "presos" a vida material, mas expandindo nossa consciência descobrimos que ele nos envolve em todos os momentos da vida, nos amparando e estimulando a nossa vitória sobre as ilusões da vida.

Deus nunca deixa de ouvir nossas súplicas, nós é que nos isolamos das suas respostas consoladoras e cheias de esperança e amor.


Assunto: Limpeza do ambiente Data : 31/10/2010
Pergunta:

Olá boa noite,

Possuo uma loja, que ela não vai pra frente, já trocamos de ramo e teve até uma melhora, mas não a espera, já fiz várias limpezas, defumadores, trabalhos, já foram lá mães e pães de santo, realizarem essas coisas e muitas vezes eu mesma realizei, mas não faz efeito, tem algumas coisas q fazem um pequeno efeito por alguns dias e depois volta a mesma coisa. Gostaria de saber o que poderia haver a ultima babalorixá que esteve lá falou q sentiu algo de muito ruim fez uma limpeza e um defumador depois pediu para fazer a limpeza com amonia e depois anil, mas aconselha a mudar de loja, pois acha que é a loja. Gostaria de uma ajuda, pois vou repedir algumas das limpezas acima ensinadas, e saber a diferença entre miasma e espiritos obssessores.

Agradeço a atenção,

Resposta:

Não podemos afirmar que esse é o motivo da situação que se apresenta na loja, contudo, se deseja limpar energeticamente um ambiente a melhor forma é fazer a leitura do Evangelho.

Inicie com a realização de uma reunião de estudo do Evangelho diária, depois você pode realizar uma vez por semana. É importante também a prece sincera a Deus, pedindo para limpar o ambiente, realize a prece ao chegar na loja e ao sair.

Não posso afirmar que resolverá o problema, mas a frequencia vibratória do local melhorará com certeza.


Assunto: magia negra Data : 17/11/2010
Pergunta:

faz 1 ano de minha vida que a ex mulher do meu marido e sua mãe [dele] faz magias negras para mim quase morri este ano não consigo dormir tenho coceiras horriveis pelo corpo,sou espirita do candomble peço ajuda que eu consiga me livrar deste mau por favor se possivel me ensine o que fazer estou no aguardo se for possivel me passem um e-mail...

abraços ana

Resposta:

Olá,

Aconselho a você procurar um centro de UMBANDA sério, como o Tupiara e realizar um tratamento.

Os centros de Umbanda sérios não cobram pela ajuda e não sacrificam animais, lembre-se disso.

Realize também o Evangelho Semanal no Lar e faça da prece sua companheira. Sempre ao acordar, adormecer e durante o dia.

Cadastre-se também no tratamento espiritual a distância realizado por nosso grupo.

Tenha paciência e perseverança, Jesus o ajudará, será necessário não desistir e acreditar que a fé pode superar todas as dificuldades que aparecem no seu caminho.


Assunto: Incenso no Evangelho do Lar Segundo o Espiritismo Data : 23/11/2010
Pergunta:

Posso usar um incenso no Evangelho do Lar?

Resposta:

Olá,

não há problema, um bom incenso traz aroma agradável ao ambiente.


Assunto: preciso d orientação Data : 05/12/2010
Pergunta:

comprei um carro e desde este dia as coisa não vão bem consigo endar com ele ums dois tres dias ele estraga do nada sei que o carro e bom e isto não e normal ja não tenho mais o que gastar por o que ganho ja não da mais nem pra pagar as conta e estou tão endividada sei que tem muitas pessoas que não suprtan saber que eu tenho as coisas

Resposta:

Olá,

busque na oração sincera com Jesus, o amigo de todas as horas e na leitura semanal ou diária do evangelho as forças para vencer o momento ruim e não desistir dos seus sonhos.

Acoselho também a frequentar um centro espírita sério, pois dessa forma poderá receber o auxílio espiritual.

Além disso solicite um tratamento espiritual a distância pelo site do Grupo PAS, isso também ajudará você a se harmonizar.


Assunto: visoes , vozes ,vultos pertubaçoes Data : 18/12/2010
Pergunta:

há muitos anos tenho uma visão com um homem de terno azul .Uma vez quando estava gravida vi esse homem em pé na minha area ,anos depois vi esse mesmo homem sentado na cama da minha mãe. Quero muito saber quem é esse homem .porque nunca consigo ver o rosto dele desde já obrigada janaina

Resposta:

Olá,

aconselho realizar um tratamento espiritual,não posso afirmar, mas é possível que seja um obsessor.

Você pode realizar um tratamento espiritual com o nosso grupo ou realizar um tratamento de desobsessão em um centro espírita sério.


Assunto: Ambiente carregado Data : 22/01/2011
Pergunta:

Cada vez que minha sogra vem em casa e vem agora frequentemente pq está doente, as coisas em casa se complicam. Parece que fica tudo desarrumado e ficamos muito impacientes. Nao conseguimos conviver c ela adequadamente. É muito difícil. Socorro!!

Resposta:

Olá,

Prece e vigilância, realize o Evangelho Semanal no Lar para criar um ambiente positivo e busque a oração sozinho e em família para criar um ambiente positivo.

Além disso aconselho a vocês frequentarem um centro espírita sério para receberem o auxílio espiritual e aprofundarem os conhecimentos espirituais.


Assunto: limpeza energetica Data : 11/02/2011
Pergunta:

ola, trabalho c reiki e outros tratamentos alternativos. Atendo pessoas c varios tipos de problemas.

Faco o culto no consultorio quando chego e quando saio, oro,e sinto muitas vezes q estou impregnada de energia dos outros e me sinto tambem enfraquecida como se tivesse doado toda a minha energia.

As vezes vou ao centro,(qdo o bicho pega). Me dizem q tenho uma mediunidade q preciso desenvolver, mas tenho receio disso.

Muitas vezes sinto a dor de cabeca q outra pessoa esta sentindo ou a sua vontade de chora ;fico alterada e sei que é influencia espiritual, que nao tenho motivo p estar assim...e nao sei como voltar ao meu normal.

Sempre que estou num asilo ou numa creche, fazendo trabalho voluntario eu me condoo, em seguida adoeco. Já tive pneumonia, sinusite, bursite no quadril, etc, até q parei de fazer esse tipo de trabalho.

Uso carvao em todos os comodos da casa e no consultorio, limpo o chao c anil ou vinagre de maca,etc...nao tenho disciplina p fazer o culto no lar.

Sou jovem, magra e tenho uma artrose no quadril. Dizem q esguicho energia por aí.

Gostaria de saber o q fazer c tudo isso, como me proteger e como nao sair doando energia por ai a torto e a direita e ficar na falta. Grata.

Resposta:

Olá,

acredito que o conhecimento espiritual que você poderia adquirir em um centro espírita será benéfico em todos os sentidos para os seus problemas espirituais e físicos.

Os conhecimentos adquiridos inicialmente em palestras e grupos de estudo sobre O Livro dos Espíritos ampliará os seus conhecimentos sobre o mundo espiritual.

A sua mediunidade sendo aprimorada em um grupo de médiuns mais experiente e com estudo direcionado equilibrará as suas sensações, permitindo que viva de forma harmoniosa com a mediunidade e devidamente protegida por um trabalho espiritual de amor ao próximo.

Não tenha receio ou medo, pois aprofundando-se no trabalho espiritual sua vida melhorará muito em relação a parte emocional, espiritual e física(saúde), embora isso possa não parecer claro em um primeiro instante.


Assunto: Dúvida Data : 02/03/2011
Pergunta:

Que tanque se refere para desprezar a água usada do carvão?

Agradeço desde já.

Resposta:

Tanque de lavar roupa.


Assunto: abrir caminhos Data : 04/03/2011
Pergunta:

Olá ! Gostaria de um auxilio,estou tentando um emprego ainda não consegui,passei em concurso publico não fui chamada.Tomo sempre banhos de limpeza para atrair energias positivas.Tenho fé pois estou sempre em oração,sinto que alguem próximo tem algum sentimento de inveja,porque sem motivos tem um olhar diferente.O que faço para abrir meus caminhos para o emprego publico ou outro.e afastar energias negativas de perto Aguardo com fé a vossa ajuda.agradeço

Resposta:

Olá,

embora o amparo espiritual esteja sempre nos auxiliando em nossa vida pessoal por misericórdia de Deus, não devemos achar que um tratamento ou espírito conseguirão fazer-nos passar em um concurso. Podem existir intercessões espirituais nesse sentido, contudo,isso ocorrerá por merecimento ou pelo caminho que esse espírito deverá trilhar durante a sua encarnação.

Ore, estude, ajude o próximo, faça a sua parte, mas não utilize como base de sua fé as conquistas no mundo material, eu compreendo que seja importante, mas se as coisas não acontecerem como deseja poderá se frustrar e abandonar o caminho de paz e amor que iniciou.


Assunto: como façao p tirar um espírito obcessor devido a uma magia negra que fizeram p mim Data : 05/03/2011
Pergunta:

oi!boa tarde tive um amor antigo que ambas familia minha e dele era contra mais nos nos amavamos e a família dele fez inumeras macumbas p nos separarmos ai tinhamos brigas horriveis e fiquei gravida dele,tive minha filha e fui em uma espirita ela falou que a familia dele tinha feito mais de 50 macumbas p nos separar e quando eu fiquei gravida,fizeram magia negra ate mais graças a deus consegui ter minha filha só que a vidente falou que eu tinha que comprar um manto de n senhora aparecida bordada por mediuns que custa 1.700 reais que só assim o espirito obcessor(o exú capa preta segundo ela sairia de vez de mim)e eu nao tenho este dinheiro e ela falou que nao esta conseguindo doutrina-lo p sair de mim pois ele fala que ele foi muito bem pago!!! o que eu faço? estou desesperada e com muito medo!tenho 33 anos e nada da certo p mim!só a minha linda filha que graças a deus deu certo de te-la!e esse obcessor fala que vai me destruir e tudo masi e que nao vai me deixar e deixar nenhum homem chegar a té a minha pessoa!ele nao quer que eu seja feliz!um abraço!me ajude!estou com problemas de nao conseguir trabalhar!medos etc

Resposta:

Olá,

querida irmã, você está sendo enganada por uma irmã que infelizmente deseja se aproveitar do seu desconhecimento sobre o mundo espiritual.

Muitas vezes nem trabalho foi feito e a pessoa que deseja se aproveitar de você inventa esse fato e fala que ela pode resolver o problema, mas que custará x reais. Exatamente a história que ocorreu com você.

Procure um centro espírita sério (não cobram nada para ajudá-la) e conte o seu problema. Particpe das sessões de estudo, tome passe e beba água fluidificada, leia os livros por eles indicados - O Livro dos Espíritos de Allan Kardec inicialmente. Você se sentirá muito melhor com o tempo e jamais retorne a essa pessoa que deseja se aproveitar de você.

Paz


Assunto: obssessão Data : 27/03/2011
Pergunta:

Constantemente tenho sido alvo de entidades inferiores, sei que a unica culpada disso sou eu , sempre que inicio um tratamento espiritual as coisas parecem piorar e logo depois com uma maior consciência acordo para a realidade. Sei que deveria frequentar um centro espírita mas fico na duvida se devo desenvolver, pois sinto que estou rodeada de muitas energias tanto boas como ruins, há 2 anos terminei um relacionamento que durou 8 anos ao qual eu fui humilhada de todas as maneiras possíveis e imagináveis pela outra pessoa, recebendo todo o bemque fiz com muita ingratidão , agressões fisicas e morais, e toda espécie de injustiça por parte dessa pessoa , mandei que ele fosse embora de minha vida , só que volta e meia ele tenta se aproximar e eu ignoro a sua existencia certa vez sonhei que ele estava num pai de santo e esse pai de santo me olhava com olhar acusador, desconfio que esse individuo ainda quer me fazer o mal por não se conformar em ter sido desprezado por mim e tambem por ser 18 anos mais novo, A minha vida material melhorou muito depois que ele se foi e sinto que vai melhorar ainda mais, como devo proceder se estiver sendo vitima desse individuo, Pois tenho ido dificuldades em me relacionar com outras pessoas e me sinto muito só e carente, obrigada!

Resposta:

Olá,

primeiramente cadastre-se no tratamento espiritual do Grupo PAS e leia os artigos que mostram como ter uma rotina espiritualmente mais saudável.

Procure um centro espírita sério e frequente, será importantíssimo para você receber os passes e beber a água fluidificada, conte o seu caso e solicite também o atendimento na desobsessão.

Pode demorar algum tempo, mas se você perseverar sentirá que o ambiente a sua volta melhorará muito.


Assunto: Premonição e Obsessão Data : 06/04/2011
Pergunta:

Há mais de vinte anos,tive um sonho com uma pessoa famosa que se repetiu por uma ou duas vezes na mesma época.sabia, pela televisão que a pessoa desencarnava,mas nunca conseguia saber a causa.Passados seis anos,tive outro sonho,com a mesma pessoa desencarnando,mas,dessa vez,consegui ver a causa.Por um longo tempo,os sonhos pararam,mas,pouco tempo depois deste último e após um acidente de ônibus,notei que meu relacionamento com minha mãe começou a mudar para pior.No final de 2002,deprimida por causa da situação,certa manhã, pedi para saber porque estava passando por aquilo,deitei e tornei a sonhar com a mesma pessoa,sonho esse que se realizou.Não entendi a relação do sonho com o que estava acontecendo comigo.As visões foram ficando frequentes e se tornando reais.Soube que precisava fazer algo para ajudar a pessoa frequentando um centro espírita.O tempo passou, nada "consegui" fazer pela pessoa até que ela desencarnou.Ainda sonho com a pessoa,ora em um lugar que ,pra mim, é o plano espiritual,ora no físico.Meu problema com minha mãe só aumenta a cada dia.Como se não bastasse,o meu relacionamento com meu pai também passou a ficar difícil.Gostaria,se possível,de saber que ligação tem as visões que tive com o meu problema de relacinamento familiar,se tem algo que possa fazer pra que tudo volte a ser como era e se ainda posso fazer algo pela pessoa desncarnada. Agradeço e aguardo resposta.

Resposta:

Olá,

independente da ligação deve-se buscar o auxílio para harmonização.

Realize o tratamento espiritual a distância com o Grupo PAS e procure um centro espírita para frequentar, receber passes e aprender como podemos harmonizar nossas energia e o ambiente onde vivemos.


Assunto: Acender velas na igreja para os descendentes falecidos Data : 08/04/2011
Pergunta:

depois que passei a acender velas para os parentes falecidos minha esposa vê constantemente espiritos em casa geralmente vestidos de roupa clara.

è correto acender velas para o descendentes já mortos?

e porquê ela não vê a cabeça dos mesmos (só vê do pescoço para baixo

Resposta:

Olá,

a clarividência se expressa de forma diversa e pode ser aprimorada com a frequencia a um grupo mediúnico.

Não posso afirmar que acender velas atraia espiritos para sua casa, porque na raiz de todos os acontecimentos está o pensamento.

Acho muito positivo a frequencia a um centro espírita e solicitarem um tratamento de desobsessão. Se desejarem participem também do tratamento espiritual a distância realizado pelo Grupo PAS>


Assunto: Simpatia Data : 20/04/2011
Pergunta:

Me ensinaram faer uma simpatia com carvão e pedaços de comigo ninguém pode com agua e colocar debaixo da cama, para afastar inveja, só que não uma semana e o carvão afunda. O que significa isso, será que é ambiente negativo.?? Ou inveja demais. O que eu posso fazer ?? Obrigada.

Resposta:

Ore, procure fazer o bem, leia o evangelho semanalmente em casa sempre no mesmo dia e hora, frequente um local de paz e amor como um centro espírita. Se você deseja proteger energeticamente o seu lar essa é a melhor forma.


Assunto: duvidas: Data : 23/04/2011
Pergunta:

sou catolica, e ecendo muitas velas em casa, tenho muitas amigas espiritas, que dizem que nao devo acender velas em casa.2-fiquei viuva e vou muito ao cimiterio, ela tambem disseram para eu para de ir, para dar sossego a ele(deixe que os mortos cuidem de seus). existe uma infinidade de obsserores que pode ficar em uma pessoa que ja usou drogas?, se sim, qual é o passo para livrar e dar sossego a esta pessoa.

Resposta:

Olá,

1 - As velas segundo os irmãos da umbanda podem realmente atrair espíritos sofredores, contudo, não posso afirmar. Na minha humilde opinião uma prece sincera, cheia de amor e carinho é como uma vela que não apaga e alcança a pessoa que você deseja auxiliar.

2 - O cemitério é realmente um local onde existem muitos espíritos sofridos e também obsessores, contudo, se você se sente bem indo ao cemitério então faça uma prece antes de ir e peça a Jesus a proteção necessária. Os espíritas não gostam do cemitério por causa de sua vibração e porque acreditam que depois da desencarnação o espírito não se encontra mais ali, salvo os casos de suicídio ou de extremo apego onde o espírito pode vivenciar durante algum tempo a decomposição do corpo. Conheço pessoas católicas casadas com espíritas que vão ao cemitério visitar sua filha como uma forma carinhosa de lembrá-la, falo a você que uma prece sincera alcança a pessoa amada, mas se você deseja ir até o cemitério como uma forma de lembrá-la e fazendo uma prece sincera solicitando a Deus a proteção então acredito não haver problema.

3 - Sim, drogas atraem obsessores, mas se você nunca mais se drogou então eles acabam se afastando ou tentando estimulá-la a usar novamente, pois dessa forma poderão se servir de você para manter o seu vício. Aconselho frequentar um centro espírita e solicitar desobsessão, assista as palestras, receba passes e estude sobre essa doutrina de luz que ajudará a alcançar paz.


Assunto: Diferenças Data : 29/04/2011
Pergunta:

Qual a diferença entre o Centro de umbanda que não cobra pelos trabalhos que realizam e os Centros Espíritas Kardecista?

Resposta:

Se o templo de umbanda não sacrifica animais e não cobra pelos atendimentos e auxilio espiritual então pode-se dizer que é um templo sério.

As diferenças são várias, mas espíritos que trabalham em um local podem trabalhar em outro, lembrando que isso ocorre somente se o centro é realmente espírita e se o templo de umbanda também está vinculado à trabalhos de amor e caridade ao próximo.

Aconselho a você ler os livros Tambores de Angola e Aruanda, ambos de Robson Pinheiro para compreender melhor o assunto.


Assunto: SAUDE FAMILIAR,E PANICO Data : 30/04/2011
Pergunta:

Tenho uma filha, que ha uns anos atraz, comecou a ter problemas no joelho. Dores horriveis, ao ponto de ter que usar muletas. Deixou de fazer as aulas de educação-fisica, porque piorava. Os medicos, ja nao sabem o que fazer, porque nao encontrao nada de anormal, agora esta a fazer fisioterapia, e nada, chega ao ponto do joelho, virar como se tivesse deslocado do resto da perna, e so a carne estivesse segurando.Como se nao basta-se, eu comecei a ser atacada ao dormir ao, ponto de acordar e ver o vulto de alguem

Comecei a gritar, para sair de minha casa, que nao o queria la.Apartir daquele dia comecou tudo,tenho dias que durmo e outros que nao,tapo a cabeca porque me sinto observada ao dormir agora deixo a tv ligada,porque quando o quarto, esta com algu-ma claridade me sinto segura.Foi apartir deste problema que resolvi,pesquisar se havia,algum artigo que me pudesse ajudar, gostei imenso do vosso artigo e gostaria de saber, se posso ter a Espada-de-Sao-Jorge no quarto da minha filha e no meu,ou se tem alguma outra coisa que a gente possa fazer.

Nunca fui a um centro espirita e nem sei se aqui exista algum.Desde ja agradeco pela ajuda que voces me posao dar do fundo do meu coracao.aguardo resposta.

Resposta:

Olá,

irmã, cadastre-se no tratamento espiritual a distância oferecido pelo Grupo PAS e procure um centro espírita sério para frequentar. Leve sua filha e solicite um tratamento espiritual para ela. Conforme você estudar aprenderá sobre o plano espiritual e perderá o medo. Solicite também no centro que frequenta o tratamento de desobsessão. Medo não ajudará e atrapalhará todo o processo, ore, ame e busque o auxílio espiritual em um centro espírita.

Existem dois sites com uma listas abrangentes de centros espíritas em vários pontos do país, abaixo copio os endereços:

- http://www.espiritismoeluz.org.br/index.htm

- http://www.nucleopazeamor.org.br/centros.htm


Assunto: energia negativa Data : 09/05/2011
Pergunta:

meu marido diz que eu não paro em casa que eu tenho o espirito andeijo,mas hoje prestando atenção percebi que acho que o que acontece é que a minha casa e o sitio onde moro es~tao carregados de energia negativa,pois a dona daqui é muito apegada as coisas pois ela faz conta de 1 limão que some do pé.será que é este o problema ou somos nós mesmos.o que devo fazer? gostei muito do site de vcs,é bem esclarecedor.obrigada!

Resposta:

Olá,

participe do tratamento espiritual a distância oferecido pelo nosso grupo.