Umbanda, Paz e Luz    (Umbanda)
Orixás e Guias
por Flávio e Andréa

Os Orixás são vibrações cósmicas provindas das leis que regulam a vida. Eles manipulam e são a energia do Cosmo representada por 7 faixas de vibração. Você pode até não saber a respeito destas faixas, contudo, já deve ter percebido que existem forças que mexem com o magnetismo das coisas. Como somos feitos em grande parte de água e sais em nossos corpos, a alteração do campo vibratório, a exemplo da Lua, sofre alterações químicas capazes de alterar até o nosso modo de ver as coisas em determinados momentos da vida, como prova a ciência.

Assim sendo, denominou-se Orixá toda aquela faixa vibratória segmentada associada a um elemento da natureza. É como se Deus mandasse um gerente tomar conta de cada elemento da natureza, e aqueles que nascem são regidos por um Orixá Masculino e outro Feminino, isto é, como na natureza, a representação dos sexos também é feita na tutoria de nossas vidas, através dos nossos Pais e Mães de cabeça. Um Espírito me explicou que ao nascermos somos adotados por um Pai e uma Mãe, nossos pais de cabeça, que quando coroamos colocam suas mãos sobre nossa cabeça, comprometendo-se a cuidarem de nós. Perceba, que no momento do batismo, nossos pais e padrinhos também fizeram isso, lembrou? Existe um comprometimento tanto da parte espiritual quanto da material em proteger aqueles que nascem.

Como as forças da natureza, não podem ser capturadas ou apreendidas, pois são energias, também não há como aprisionar os Orixás em nossos corpos, pois eles também não incorporam. São na verdade, espíritos guias, chamados de Guias, cuja afinidade espiritual com a faixa vibratória o associa ao trabalho espiritual daquela linha.

Podemos dividir as 7 faixas vibratórias em:

.: Oxalá - representa aquele que não foi criado - o Governador do Planeta Terra e supervisor de todas as outras vibrações e suas relações entre o plano astral e o material - Na Umbanda, o associamos a Jesus Cristo.

.: Yemanjá - regente das águas - o princípio feminino - representada, visualmente, na Umbanda por uma mulher vestida de azul com pérolas nas mãos.

.: Xangô - representa ação na humanidade e no mundo da forma física - representado, visualmente, na Umbanda por um senhor ao lado de um leão com dois livros em suas mãos, lembrando-nos de nossos atos e faltas em nossa existência na Terra. Na Umbanda, associamos visualmente a São Gerônimo entre outros.

.: Yori - representa a Divindade se manifestando pela lei do karma - representada, visualmente na Umbanda, pelas Crianças (Cosme e Damião entre outros).

.:Ogum - representa o fogo (mediador dos sentimentos humanos) - representado, visualmente, na Umbanda por São Jorge (depende da região do Pais).

.: Oxossi - representa o elemento ar, os ventos e a natureza - representado, visualmente, na Umbanda por caboclos e caboclas indígenas.

.: Yorimá - representa a terra e as energias telúricas - representado, visualmente, na Umbanda pelos Pretos Velhos e Pretas Velhas.

Agora que falamos dos Orixás, resta-nos falar a respeito dos Guias. Como o nome já indica, são espíritos dispostos a nos guiar durante a nossa existência em uma ou mais encarnações. Os Guias, podem ainda ser chamados de Protetores Civis, ou ainda Anjos da Guarda. Não importa a denominação e sim a tarefa gloriosa de servir ao próximo, ajudando-nos a levar adiante a execução das promessas feitas por nós antes de reencarnarmos.

É importante frisar que as pessoas podem ter mais de um espírito Guia ou Mentor Espiritual. Já percebi que quanto maior for o número de espíritos protetores maior a tarefa a ser executada e maiores são as dívidas de vidas passadas. Devemos agradecer a Deus por colocar tão bondosos espíritos para nos ajudar a nos manter nos trilhos nesta existência.

Mas se os Espíritos Guias nos protegem , então nada de mal irá acontecer conosco? Não é bem assim. Primeiramente , temos a nossas faltas, passos a cumprir. Somos eternos em espírito lembre-se disso. Então temos provações em nossas vidas a serem passadas e como no banco escolar, somente estaremos aptos a passar de ano após as provas que marcam aquele período em nossas vidas. Os Guias nos orientam e nos querem o bem, são como nossos pais, só que desencarnados.

Temos um dom dado por Deus que permite-nos alheios a tudo e todos escolher o nosso próprio caminho - o livre arbítrio. Ai que a coisa engrossa. Pois não basta pertencermos a religião A ou B e garantirmos com isso nossa imunidade. Não nada disso. Temos que através de nossas ações demonstrar o quanto amamos o próximo e qual o tamanho do sacrifício que estamos dispostos a fazer por ele.

Algumas vezes esquecemos que não estamos nessa vida somente para comprar um carro, uma casa na praia e mandar os filhos para a Disney. Nada contra, só que o ano tem 365 dias e muitas vezes não dedicamos 10 à caridade. Ir ao centro ou a igreja faz parte, mas somos avalidos pelas nossas ações, e não adianta pedir ponto para passar, devemos repetir a lição até que aprendamos.

Em resumo, os Orixás que regem a natureza e como fazemos parte dela sofremos esta influência, recebemos ao nascer as características vibratórias correspondentes a cada faixa vibracional de um Orixá. Ao nascermos ganhamos um Pai e uma Mãe espirituais (Orixás) e protetores, que por trabalharem sob a vibração de um Orixá caminham conosco até o nosso desencarne nos orientando com boas vibrações e bons pensamentos.

Mas não se esqueça. Se pensares besteira, quiseres fazer o mal, ir para locais pouco seguros ou impróprios, consumir drogas entre outras coisas que moralmente fogem as orientações do Cristo, é problema seu.

Reze, faça suas orações para que seus pensamentos estejam na mesma freqüência do plano astral superior e faça a caridade, tenha bons sentimentos, esqueça as mágoas, os destratos a falta de amizade.

Pai Oxalá nos pede que sejamos seus assistentes na Terra. Fazendo a caridade, temos a certeza que estaremos representando-O bem.

Busque em cada irmão um Cristo vivo que te fará feliz, assim como eu.

Viva Pai Oxalá, Via Maria Mãe de Jesus e Viva a Umbanda!


Perguntas Respondidas
Assunto: CARMA Data : 04/07/2007
Pergunta:

QUANDO VIEMOS A TERRA, COM NOSSA MISSÃO E TEMOS UM CARMA, POR EXEMPLO COM ALGUEM QUE FIZEMOS ALGUM TIPO DE MAL E AGORA TEMOS QUE RESGATAR, TEMOS QUE SOFRER AO LADO DESTA PESSOA ATÉ AO FIM DA VIDA, OU SE QUEBRARMOS ESTE VINCULO AO ALGUEM ESTRAR ENTRAR NESTE CARMA, SERÁ GUARDADO PARA ESTA PESSOA PAGAR O RESTANTE EM OUTRAS ENCARNAÇÕES? E QUEM ENTAR NESTE HISTORIA ADQUIRI PARA SI UMA DIVIDA TAMBÉM POR TER INTERROMPIDO ESTE RESGATE. COMO A UMBANDA VER ISTO? OBRIGADA!

Resposta:

A Umbanda ou qualquer outra religião não pode determinar como a lei de ação e reação funciona. A lei do Karma funciona sob a justiça de Deus e não está vinculada a nenhuma religião ou filosofia. Ela é interpretada pelos magistrados do Senhor, que conhecem as leis de amor e evolução.

O objetivo da lei do Karma é ensinar, aprimorar. As consequências do abandono de um ser que contava com você para as lutas expiatórias é variável. Várias questões entram nesse julgamento, e, no caso de invigilância e irresponsabilidade de uma partes é gerado sim um comprometimento com a Lei, e, algum dia você deverá ressarcir esse débito.

Se esse terceiro participante tiver responsabilidade sobre os débitos adquiridos ele também deverá se ajustar com a lei universal, que é justa e imparcial.

É muito difícil sabermos exatamente o que se aplica a cada caso, pois somente os espíritos responsáveis pela evolução do grupo envolvido tem os dados para responder tal pergunta.

Cabe a nós o livre arbítrio de decidir.

Cabe a aqui o conselho do Mestre Nazereno, que nos dizia para reconciliar com todos os inimigos antes de buscar o reino dos céus.


Assunto: Duvidas sobre Orixas Data : 28/12/2007
Pergunta:

tenho uma duvida cruel a respeito disso...tenho um relacionamento com um pessoa ha 8 anos e sempre eu fui dito que a pessoa pertencia a essa religiao..neste ano, ele estava sofrendo muito com coisa que eu nao sei e disse que isso vinha desde quandso ele era crianca. Ele ficou afastado por 3 meses e fiquei sabendo que ele tinha passado por um processo de iniciacao...e ficou dormindo no chao, comendo com a mao, e todo o processo que eu nao fiquei sabendo. Ele queria me poupar disso. Bom depois desse processo todo, a vida voltou ao normal, mas sextas ele nao usa outra cor a nao ser branco e outras restricoes. Semana passada, estavamos com um viagem marcada para Nova York para passar o Natal e Ano novo...ele ficou muito mau, dores de cabeca e fui para o medico, exames e tudo, ai ele foi levado para um local e ainda esta la..o que eu fiquei sabendo e que o pai dele que ja e falecido, tb tinha a mesma religiao, so o dele era para o mau. Entao como ele tinha feito o processo e e o unico da familia, os Orixas do pai que ja morreu, querem que ele faca coisa para o mal...e vivem atacando ele. Ele foi dito que ele teria que servir o mal. Um senhor que esta cuidando dele esta fazendo oferendas para que ele se livre desse Orixas do mal...Ficou muito confuso com tudo isso, fui criado num lar catolico e envangelico ao mesmo tempo, e sempre tive e tenho Deus com a minha protecao...o que isso que ele esta passado? Isso é ruim? O que isso poderia me afetar? Ele conseguiria se livrar do mal? Se um dia ele receber uma entidade do mal ou do bem na minha casa ou eqto estivermos numa viagem? O que eu deve fazer? Voce tem algum livro sobre isso que eu poderia ler? Eu agradeceria muito se vc pudesse responder a minha dúvida. Muito obrigado

Julio

Resposta:

Primeiramente você deve ter Fé. Fé em Deus que é mais forte do que qualquer coisa nesta Terra.

Seu companheiro tem o livre-arbítrio para caminhar na direção que desejar. Não cabe a mim dizer se é certo ou errado.

Primeiramente se estamos com Deus nada, eu disse nada terá poder contra nós. Devemos manter uma visão otimista do mundo e acreditar que o que acontece conosco é produto do que plantamos. Se plantamos amor, colheremos amor, caso contrário ou nada colheremos ou colheremos o que efetivamente plantamos (raiva, rancor, inveja, ciumes etc).

Em minha opinião, o que ele fez não tem relação com a Umbanda. Não saberia precisar, ou seria leviano ao especular por "onde" ele anda. O que me preocupa é o fato de alguém acreditar que deve servir ao mal, pois espíritos estão "forçando" a isso. Meu caro Júlio, só devemos seguir o Bem. As boas vibrações nos afastam deste tipo de espíritos. Cabe a nós sabermos e vigiarmos nossos sentimentos e pensamentos para não cairmos nas ciladas dos irmãos de pouca luz.

Se o pai dele aceitou a missão dos espíritos trevosos e veio a falecer, não há relação genética com a decisão dele.

Acredito que basta que ele diga NÃO para seguir em PAZ.

Quanto a oferendas. Bem, este é um assunto delicado. Não se livra de espíritos com estas práticas. Ao menos objetivamente. Espíritos ainda em estágios próximos da matéria (apegados) é que ainda sentem a necessidade deste tipo de barganha. Recomendaria uma casa onde ele pudesse, não se consultar, mas sim tomar passes e LER, principalmente LER bons livros que tratam do tema da espiritualidade para que ele possa elevar seu padrão vibracional e dificultar a aproximação de espíritos trevosos. De quebra a leitura serve também de doutrina para estes espíritos que estão tentando sintonizar o pensamento de todos nós. Como um rádio.

Quanto a receber uma entidade do mal, gostaria de observar que quando falamos entidade na Umbanda, estamos falando de espíritos de Luz. Espíritos de pouca luz, chamamos de obsessores ou eguns. Não confundir com Exus (não tem nada haver com Diabo). Caso ele dê passagem para este tipo de espírito, esteja preparado para ajudá-lo. Tudo de bom que você sentir em seu coração converta em palavras e ajude a este espírito a seguir pelo caminho da Luz. Pergunte a ele porque ele está ali e peça a Ogum (São Jorge) que venha lhe valer.


Assunto: Desespero de uma mãe... Data : 06/02/2008
Pergunta:

Esse momento que estou vivendo é como se tudo estivesse errado.Estou completamente perdida nas ideias, o que fazer etc...Já me envolvi no candomblé sem feitura.

Segundo um api de santo que joguei a poucos dias não sou para fazer santo e sim cultuar e que tudo que está acontecendo de ruim são meus os orixás e guias que está fazendo para que eu cuide deles, Ora aqui está minha dúvida: se estão na minha vida para me ajudar e orientar, transformar minha vida nesse caos, destruir meu casamento, deixar uma criança de 04 anos minha filha viver separada dos pais, depressão tomando medicações controladas, divídas, compulsões por comprar e comer entre outras coisas é forma correta dechamar atenção para os compromissos espítituais. Sinto muita revolta pois minha vida está chegando ao fundo do poço e as pessoas que me amam como meu esposo, nãe e etc já não estão suportando essa situação que não cessa, sou obrigada a entrar no cndomblé não posso cuidar do meu lado espíritual em outra linha? Onde mora o poder de transf. minha vida nesse inferno astral? Não suporto mais me ajude dando orientação como ou por onde começar a reagir pelo amor de Deus.

Resposta:

Você tem toda a razão. Sua linha de raciocínio está correta. Nossos protetores querem nos proteger, mas nós mesmos somos responsáveis pelo que está acontecendo em nossa vida, seja por efeito desta ou de outra. Deixe eu explicar melhor. Quando você diz que as coisas vão acontecendo é porque a sintonia espiritual com os espíritos obsessores é maior do que com os nosso protetores e que nós recebemos algo que devemos resgatar por conta do nosso passado, seja ele próximo ou distante. Nossos protetores não querem barganhar e sim nos ajudar. Protetor não pune, protege. Assim são os Orixás.

Vou te dar um exemplo que Seu Zé Pelintra nos dá sempre: Se você vai para um lugar "barra pesada" para beber e "arrumar" um parceiro é porque você quer. Os espíritos que estão ali, encarnados e desencarnados, estão por afinidade de gostos com o ambiente. Na hora que o "bicho pegar" você vai pedir que alguém te salve e vai culpar o seu protetor que deixou algo lhe acontecer. Não foi você que foi pelas próprias pernas? Não estava bom até acontecer algo? É como ir para a guerra, ficar do lado do inimigo e pedir ao Exército que te resgate. É muito mais complicado assim. Concorda?

Se dermos um passo para traz e olharmos sob um outro ponto de vista, sem pena de nós, vamos ver que muitas brigas poderíamos ter evitado. Comidas poderiam ter sido reservadas para um momento de fome real. Isso tudo acontece, por não estamos dando passagem para os bons pensamentos de forma constante. As coisas ruins muitas vezes sempre ficam mais em nossas mentes que as boas. Isso nós devemos lutar para não acontecer.

Pense na sintonia de uma rádio. Você pode passar pelos canais ficando 1 segundo em cada rádio, isso pode acontecer com todos nós, quando estamos aborrecidos com algo. A lembrança ruim vai e volta. Você e seu marido devem romper o elo de pensamentos ruins lendo bastante, tomando passes e procurando sinceramente se modificar.

Ninguém deve procurar os culpados pelo que está acontecendo, nem culpar ninguém. Isso vai fazer com que vocês, por seus próprios esforços em mudar conquistem a paz. Não é mágica é esforço pessoal. Não depende dos orixás a firmeza do seu primeiro passo.

Reflita quando algo de ruim estiver acontecendo e diga BASTA NÓS NÃO VAMOS MAIS SOFRER, SOMOS FILHOS DE DEUS E NOSSO PAI É MAIOR QUE TUDO NO UNIVERSO. Acredite nisso e verás a Luz de Deus sobre vocês. Isso é um esforço constante é como um mantra que se deve pronunciar todo o tempo.

Não desista, pois espíritos obsessores existem encarnados e desencarnados, o que vai mudar é quanto a sintonia de canal que vocês estabelecerem.

Vocês se elevando através dos bons pensamentos, das leituras do Evangelio Segundo o Espiritismo, do Livro dos Espíritos entre outros bons livros, vão cada vez mais sintonizando as boas ondas celestiais e menos as umbralinas.

Aproveitem a vida. defume a casa com Palha de alho e depois um com Aniz Estrelado (coloquem numa latinha com furos e uma alça de arame, umas pedrinhas de carvão. Quando este estiver em brasa coloque o carvão). Primeiro defume com a Palha de alho em quantidade suficiente para dar a volta completa no sentido do relógio pela casa e depois voltando até o mesmo ponto de partida, coloque o Aniz Estrelado e faça o mesmo.

Para ajudar ainda mais na limpeza energética da casa, coloque um copo tipo requeijão, com água limpa e filtrada, sal grosso, 3 dedos no fundo e 1 pedra de carvão atrás da porta de entrada de sua casa. Cada vez que o carvão descer jogue a água fora na água corrente do tanque e o carvão retire de casa. Substitua por outro até que fiquem com o carvão no topo da água por uns 20 dias sem descer. Ai o ambiente estará melhor. Repita do defumador de aniz quando quiserem.

Cultue os Orixás dentro de você primeiramente, são nossos pais (vida artigo em nossa coluna no site) posteriormente faça o que o bom senso e o amor lhe mandam. Vá em uma casa de Umbanda onde você receba passes mediúnicos (passes com espíritos) para vocês se reenergizarem, depois siga em frente com Fé em Deus que tudo vai dar certo. Se você mora no Rio visite o Templo espírita Tupyara no bairro de Lins de Vasconcelos. Lá não há consultas, cobranças ou jogos. Somente passes e correntes espirituais.

Evite jogar por um tempo. Nem sempre o que está ali é a verdade e o futuro de cada depende mais de você que de qualquer espírito. Onde houver amor não haverá matança de bichos, marcas físicas nos médiuns, exigências e cobranças financeiras. Na Umbanda dizemos que a espiritualidade nos foi dada e de graça e assim deve ser para com aqueles que também ajudamos.

Fique com Deus e tenha Fé.


Assunto: pais espirituais Data : 01/04/2008
Pergunta:

como saber quem são meus pais espirituais?

nasci no dia 16 de fevereiro de 1978.

Resposta:

Como na Umbanda não temos jogos de búzios, esta confirmação é feita através de entidades (espíritos caridosos) que trabalham com o dirigente da casa e conseguem ver aqueles que nos protegem.


Assunto: Separação Data : 20/08/2008
Pergunta:

Meu marido sempre foi, um marido maravilhoso, simplesmente de um dia para outro foi embora de casa, dizendo que não me amava mais. Quase pirei, meu pai frequentou a Umbanda durante 15 anos e fomos procurar seu amigo de centro, e no trabalho, veio um espirito dizendo q tinha recebido muito bem para nos separar. Pelo q eu entendi uma garota se apaixonou pelo meu marido e ele não quis corresponder e ela fez um trabalho p/ nos separar. Isso realmente acontece. Muito obrigada

Resposta:

Olá Minha Amiga

Respondendo a sua pergunta. Acontece sim.Isto por que como simples mortais em um caminho de aprendizado nem sempre é possível mantermos nossos pensamentos em sintonia com o Divino. Contudo um espírito pode ter até influenciado, mas sempre existe uma possibilidade de não o escutarmos. Devemos usar o livre arbítrio, ou seja, por mais que um espírito o influenciasse ele que no final das contas tomou a atitude. Caso ele a ouça, peça para que ele tome passes mediúnicos e com o passar do tempo como um banho ele poderá saber se o motivo estava dentro dele ou simplesmente foi influência de um obsessor.

De qualquer forma, faça uma prece para o anjo da guarda dos seus inimigos e dos inimigos dele para que eles tenham luz para iluminar o coração dos seus protegidos e abrir os seus caminhos para o que tiver que ser aconteça por vocês e não por influência de terceiros.


Assunto: carma Data : 29/01/2009
Pergunta:

sou casada 31 anos com uma pessoa que bebe e perturba muito,teve uma infancia muito agitada com os pais.Quando ele bebe fica muito chato,irritado,depressivo,agressivo e encomoda muito. tenho o pensamento que temos que preservar nosso casamento,que deve ser um so. na realidade nao estou aguentando mais.ja conversei com ele sobre tudo isso,pedi que fosse procurar ajuda,e ele disse que eu e que sou doente e medico nao sabe nada e continua sempre a mesma coisa.Ja fiz promessas,ajuda a todos anjos e santos, a orixas,etc...Ultimamente estou acendendo velas para IEMANJA e OGUM para que me ajudem a acalma-lo,pois traumas e bebida nao combinam,sao explosivos.Por favor me de uma orientacao pois estou afim de jogar tudo pro alto. Obrigado!

Resposta:

Prezada Amiga

Devemos pensar que o alcoolismo é uma doença. E assim deve ser tratada co auxílio de médicos e psicólogos. Do ponto de vista espiritual seu marido pode sofrer a influência de espíritos obsessores que sorvem as vibrações deletérias que ele transmite nesses momentos de raiva e perturbação pela bebida e trocam vibrações com ele.

Faça orações diariamente (prece de Caritas e o Salmo 23) e leve a um centro espírita de sua confiança uma foto de todos vocês ou ainda o nome de vocês e o endereço e passe em uma corrente de desobsessão pedindo a Ogum e São Miguel Arcanjo que abram os caminhos dele e que encaminhe os espíritos obsessores para tratamento no plano espiritual. No começo pode parecer que o caso ai piorar.

Persista. No futuro vá conversando com ele e quem sabe ele mesmo não passará a ir.

Faça limpezas periódicas em sua casa com um chá concentrado de alfazema ou lavanda, misture com água embeba um pano limpo e passe em cada cômodo. Depois bata um defumador com cascas de alho por toda a casa obedecendo um único sentido. Feito isso bata um defumar "completo" a venda em casas de artigos religiosos para Umbanda, utilizando a mesma lógica.

O melhor dia para fazer isso é terça feira. Não acenda velas em sua casa a menos que saiba o que está fazendo.

Boa sorte. Firmeza. Paz e Fé.


Assunto: Troca de orixa Data : 04/02/2009
Pergunta:

O que pode acontecer quando um orixa que foi dado a uma pessoa e trocado por outro?

Resposta:

Olá Amigo(a)

Primeiramente gostaria de esclarecer que Orixá não pode ser dado. Nascemos com a proteção destas correntes maravilhosas de energia. Vou te explicar de forma bem simples. Alguém pode trocar seu signo? Se você nasceu em uma determinada data os astro que estão regendo indicarão seu signo( não sou astrólogo, só quero ser mais didático).

Pois bem, o Orixá é assim. O que pode ter acontecido é: Quem lhe disse qual era o seu Orixá protetor se equivocou tanto faz se antes ou depois (troca).

Outra possibilidade é que além do Orixá de cabeça temos nossos padrinhos e madrinhas. Aprendi com o Pai Joaquim D´Angola que quando a criança nasce ela coroa (por isso o chakra coronário fica na cabeça e a coroa do rei e da rainha também) e o Orixá pai de cabeça coloca sua mão sobre a coroa da criança tomando para si a responsabilidade de sua proteção e influência e posteriormente a ele os demais Orixás também o fazem como padrinhos e madrinhas. Foi assim que aprendi na Umbanda.

Com base nesta explicação, você pode ver por um aspecto bem feliz. Não se preocupe com isso. Orixás só trazem o bem. Agora você sabe quais são os seus dois orixás. Ter dois pais e ser protegido por eles é muito melhor do que ter um, pense nisso e seja Feliz. Ao rezar converse com os dois.

Abraços


Assunto: Diferenças entre a umbanda e camdoblé ? Data : 09/11/2009
Pergunta:

OLÁ, TENHO UMA DÚVIDA ?

O CAMDOBLÉ, PAGA-SE PARA FAZER TRABALHOS, E A UMBANDA NÃO! POIS FUI NUMA BENZENDEIRA QUE TEM VISÕES NA UM COPO DE ÁGUA, SÓ QUE OS TRABALHOS SEJAM QUAL FOR, TODOS TEM QUE PAGAR, MAS ELA FALA EM NOMES DE POMBA-GIRA E ENFIM OUTRAS, SÓ QUE ELA DIZ QUE NÃO FAZ MACUMBA, NÃO ENTENDO ISSO !!

JÁ QUE PAGA PELO TRABALHO, É SIM UMA MACUMBA, CERTO ?

Resposta:

O pagamento por trabalhos espirituais é mais antigo que Cristo. Macumba é o nome pejorativo que deram a trabalhos e sessões de magia. Cada religião interpreta a sua moda este tipo de pagamento. Nós da Umbanda fomos orientados por seu criador o Caboclo 7 Encruzilhadas no começo do século passado a dar de graça aquilo que recebemos de graça.Nossa mediunidade é um instrumento de serviço ao próximo e a nossa evolução. Recebemos de graça este dom e assim, tudo que é feito através dele na Umbanda, volto a dizer, não se deve cobrar.

Existem centros que aceita doações para sua manutenção, é diferente da cobrança por consultas e trabalhos.

No caso desta pessoa que você conversou ela somente aponta os problemas e indica o que deve ser feito, mas não faz os trabalhos. Cada um é de um jeito.


Assunto: Velas Data : 25/12/2009
Pergunta:

Estava lendo este tópico e vi que vc mencionou que não se deve acender velas em casa a menos que se saiba o que esta fazendo...podes me explicar sobre este assunto? Grata!

Resposta:

Quando acendemos uma vela ela representa a Luz Divina que atrai tanto bons espíritos quanto aqueles irmãozinhos que necessitam de Luz.

Ai está o problema, muitas vezes ao acendermos velas em casa trazemos para o nosso convívio espíritos sofredores que podem a partir do nosso gesto decidir "morar" conosco por conta desta Luz, pois vêem que ali pedimos em orações por todos e estes podem entender que ficando ali iremos auxiliá-los.

O melhor é acender velas fora de casa, em uma Igreja por exemplo, no intuito de ajudar aqueles que necessitam de Luz e ao final da oração pedir a Deus e ao nosso Anjo da Guarda que todos os espíritos fiquem ali e não nos acompanhem.


Assunto: exus Data : 03/05/2010
Pergunta:

Ola sou espirita ha anos,mas meu filho tem mediunidade e ve uma entidade chamada maria mulambo ,será que poderia me explicar o que são exus e pombagiras,ele deve aceita orientaçãoes dela e fazer trabalhos epara que servem realmente.obrigado!

Resposta:

Olá

Esta é uma entidade a falange de Povo de Rua ou comunmente chamada de Pomba-gira. Trata-se uma entidade que trabalha para o progresso daqueles que recebem sua proteção.

Exus e pomba-giras são entidades da falange de Povo de Rua que trabalham dia e noite doutrinando, levando e trazendo espíritos para as regiões umbralinas e ajudando a todos, pois são como policiais a serviço da Luz Divina. São ótimos amigos e cada um possui uma característica bem próxima a do médium escolhido para incorporar-lhes,

Fique feliz pela proteção dela. Observe porém que todos devam caminhar para a Luz de Deus sempre. Não estimule bebidas alcoólicas dentro de casa nem a matança de animais. Nenhum ser vivo deve perder sua vida em detrimento de outra pessoa.Conte com ela para ajudá-los


Assunto: MATANÇA DE ANIMAIS Data : 11/08/2010
Pergunta:

Ainda não me ficou muito claro,porq a UMBANDA não usa matança de animais em seus rituais,como posso convencer um amigo do CANDOMBLÉ,há não fazer matanças de animais? Obrigado !!!

Resposta:

Prezado Beto

Pela lei da Umbanda, não se pode matar um ser vivo para extrair a essência energética dele em benefício de trocas materiais. Isto é diferente de alimentação.

Espíritos de luz não precisam de sacrifícios em troca de benefícios. Eles agem pela caridade. Os trabalhos normalmente são feitos com velas (luz), flores, plantas, frutas e verduras (essência).

A prática do sacrifício teve vez em outras civilizações que Deus achou por bem extinguir em benefício do desenvolvimento humano.

Espero ter esclarecido

Abraços

Flávio


Assunto: pode-se parar de receber entidades de uma hora para outra sem que haja complicações futuras? Data : 28/09/2010
Pergunta:

quando era adolecente recebia entidades como preto velho, pomba-gira e crianças hoje tenho 38 anos,parei por conta propria,ja faz uns 18 anos.casei tenho dois filhos.Meu marido e muito trabalhador,mas tudo que ele ja tentou fazer deu errado.a gente começava indo bem ,mas derrepente metiamos os pes pelas mãos.Eusempre soube que a cunhada dele é apaixonada por ele,ela e mulher do irmão dele e meu marido é padrinho do filho deles.descobri há alguns anos atrás que ela fez ``coisas``para ele se apaixonar por ela mas o tiro saiu pela culatra ele simplesmente a despreza como pessoa e ela por sua vez morre de raiva dele e de inveja por eu e ele termos uma relação de amor e respeito.Eu sempre procurei ignorar todo o veneno que ela desferia ,falando mal dele para mim,nunca dei ouvidos as maledicencias dessa pessoa,ouvia calada,procurava manter a paz dentro da familia,sofri calada,até que em 2005 ela se declarou de fato para meu marido,aí resolvi dar um basta nisso,simplesmente deixei de falar com ela,isso a irritou profundamente.Aí ela colocou toda sua familia contra nós,erámos vizinhos,ficou uma situaçao insurpotavel,orei muito ,pedi muito a Deus que providenciasse um lugar melhor para irmos morar,demorou um pouco mas fui atendida hoje vivo em uma casa longe,mas o que aconteceu é que o filho do irmão do meu marido casou e o meu cunhado marido da criatura veio pedir para ele vir morar na parte de cima da minha casa.Nós moramos embaixo e acabou que meu marido alugou para o seu sobrinho.Hoje esta havendo desarmonia entre os dois irmãos novamente pois de novo a mulher esta semeando a discordia entre eles ,na verdade eles nunca mais tiveram a amizade que tinnam.Oque que posso fazer para amenizar tanta confusão?E para impedir que aconteça desarmonia no meu lar?Meu filho tem sindrome de ansiedade será que tem alguma coisa haver com o meu passado?Como possa saber se está com algum encosto?Ou ele pegou alguma feitiçaria que seria para mim ou meu marido por conta da cunhada dele? moro no piaui e aqui so tem um terreiro de umbanda e la existe um mastro de madeira onde as pessoas giram ao redor.gostaria de saber o porque disso. Muito obrigada pela atençao de voces.espero que possam me orientar.

Resposta:

Olá,

não se fixe no que ela fez, mas sim no que você pode fazer para trazer o equilíbrio e a paz para o sua família.

Afastando-se vibratoriamente da pessoa relatada você também estará se afastando do trabalho, caso ele realmente exista.

Aconselho inicialmente a vocês realizarem o tratamento espiritual a distância oferecido pelo nosso grupo e procurar um centro espírita sério, onde não se cobre pelo auxílio espiritual e não existam sacrifícios de animais.

Assista as palestras, receba passes, beba água fluidificada e inicie no lar o hábito da prece diária, ao acordar e adormecer, e também o Evangelho Semanal no Lar.

Tudo isso junto e o sincero perdão pela pessoa que deseja o mal de vocês acabará por afastar os obsessores e entidades vinculadas ao trabalho, caso ele exista.


Assunto: Egum Data : 01/12/2010
Pergunta:

Boa tarde

Me disseram por mais de duas vezes que tenho um acompanhamente de um egum, e que por este motivo, tenho conquistas e perdas constantes. Além da mediunidade que inicou-se ao 07 anos de idade com visões que anos depois pararam de acontecer.

Gostaria de saber se preciso "desenvolver" para poder ficar mais tranquila, pois ando muito desiquilibrada.

Resposta:

Olá ,

Todos nós em algum momento da vida podemos ser visitados por espíritos obsessores que por conta de nossa baixa frequência vibracional resolvem nos fazer companhia. A primeira coisa a se pensar é o padrão vibracional dos seus pensamentos que se forem elevados dificultarão em muito este convívio. Desta forma, a reforma de cada um de nós começa antes da questão da mediunidade.

Pelo que você relata, o desenvolvimento mediúnico é uma possibilidade séria que depende de você querer nesta encarnação, pois somos nós que pedimos os dons que recebemos para fazer a caridade e evoluir enquanto espíritos.

Fica a mensagem da reforma interior e de leituras importantes contidas no site http://licoesdevida.wordpress.com

Fique com Deus


Assunto: duvidas Data : 02/01/2011
Pergunta:

eufiz uma consulta, pork minha vida ta cãos ai essa senhora, me falou ke foi feito um trabalho que ta trancando meus caminhos . no lado sentimental , proficional e financeiro .

esse trabalho foi feito com roupa e foto foi feito no cemiterio na

encruzilhada e dentro de terreiro mexeram com falage de exu e falange de

pomba gira para destruir e acabar com minha vida escreveram nome na boca do sapo e enterraram a 7 pes do chao , e fizeram

os pedidos para que em quanto não estivesse no lugar do sapo minha vida não

ia pra frente , toda pessoa que e gostar amar e desejar a pessoa vai embora sem mais sem menos do nada sem motivos e sem esplicações,epior ke ta assim,sem conta ke sai do emprego num suportava,mais tdo ke consigo de uma manera ke nao sei explica some,e tmbm falo ke o cara ke namoro e da missão, mas ke ela ve nossa missao kebrada, isso sera ke e vdd.ela falo ke disfaz esse trabalho mas cobra tao caro num tenho codiçoes,me da uma luz por favor

.

Resposta:

Acredite que neste ano tudo vai mudar e para melhor. Uma das coisas que você deve praticar é a fé em Deus, pois mesmo as coisas se apresentando assim Ele ama você e espera que você entre em sintonia com Ele para ajudá-lá.

Clame de coração pedindo a Deus que remova estes obstáculos do seu caminho e acredite em perdoar sinceramente se alguém lhe faz mal.

Nem sempre quando olhamos para nossa vida ela está como queríamos é efeito de trabalho. Se isso realmente aconteceu, perdoe a quem fez e principalmente. Acredite que você pode sem gastar nada melhorar sua vida sintonizando na freqüência do bem e da paz. Não se deixe impressionar pelo que os outros dizem. Deus é o seu maior protetor e nada é maior que Ele. Como você é filha Dele peça que ele te fortaleça e afaste todo o mal, abrindo seus caminhos.

Leia as orações contra os inimigos no Evangelho Segundo o Espiritismo e se você mora aqui no Rio participe das seções do 1 e 3 sábados do mês as 17:00 no Templo Espirita Tupyara no bairro do Lins ou no Ramatis na Tijuca.


Assunto: entidade má Data : 25/05/2011
Pergunta:

olá, tenho uma dúvida, minha irmá foi em um centro de umbanda, lá a médium dirigente vi que tem uma entidade que me acompanha e tem pretensões de me matar, disse quem em uma sessão essa médium recebeu esta entidade e tentaram descobrir as causas e o porque, não tiveram sucesso ainda e esta entidade ainda na ocasião disse: Quero o menino!!!

o que está acontencendo?

Grato

Resposta:

O importante ´que vocês agora estão conscientes do que há e devem lutar para todas as brigas e ressentimentos passem e não mais aconteçam. Devem procurar boas leituras espiritualizadas para aprimorar seus espíritos e frequentar sessões de passes e desobsessão para ajudar este espírito sofredor que não é um entidade, pois entidade deveria ser o nome dado a todo espírito de luz que trabalha para o bem em nome de Jesus Cristo.

Abraços


Assunto: Xango Data : 29/05/2011
Pergunta:

Gostaria de saber a ligação do orixa

xango,com o leão.

Obrigado

Resposta:

Xangô é um orixá que nos ensina a justiça, honra, o respeito e por isso, o leão cujo objetivo é zelar como nobre animal da selva por estas qualidades acompanha Xangô.

Reza a lenda que São Jerônimo conversando com monges viu um Leão se aproximar com uma pata machucada e se aproximou do animal sem medo e este que permitiu a retirada de todos os espinhos. Deste dia em diante o Leão passou a acompanhar e proteger São Jerônimo em agradecimento.

Que a força dos leões de Xangô esteja contigo.